Armados com pilhas de paixão e uma visão singular, uma equipa de profissionais de saúde e peritos em educação do Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, na Grécia, começou a trabalhar com a Iniciativa Angels. Uma equipa precisa de um nome e como a missão desta equipa era desenvolver elementos educativos baseados na escola da campanha Heróis FAST, apelidaram-se de Super Grande Liga (SGL).
A Iniciativa Angels foi bem-sucedida até então a ajudar a comunidade médica a melhorar os cuidados dos doentes de AVC. Fazem-no ajudando com a criação de novos hospitais preparados para tratar doentes com AVC em regiões onde existe uma necessidade. Também ajudam hospitais preparados para tratar doentes com AVC a melhorar a qualidade dos seus cuidados e trabalham em proximidade com os serviços de ambulâncias para melhorar o diagnóstico de AVC e a garantir que os doentes de AVC são levados apenas para hospitais preparados para tratar doentes com AVC. A fase final foi dar início a um processo sistemático de educar a população geral para poderem identificar os sintomas mais comuns de AVC e que devem chamar uma ambulância quando estes sintomas aparecem. Como os doentes de AVC são normalmente mais velhos (médias de idades de 70 anos) a equipa definiu a sua visão de “Salvar o mundo – um avô de cada vez”.
Para concretizar esta visão, precisamos que as crianças se divirtam, que sejam ativas e que aprendam. Mas também precisamos que as crianças assumam a missão de ensinar os seus pais e avós o que aprenderam.
Com a experiência de 5 semanas desenvolvida a equipa SGL ficou a postos para o primeiro teste – expôr a campanha às crianças.
Em dezembro de 2018 a equipa SGL convidou algumas famílias para uma série de simulações com o objetivo de testar a resposta das crianças e ajustar os elementos educativos da experiência de 5 semanas. Abaixo encontra uma série de fotografias que mostram os primeiros Heróis FAST a receberem formação nas simulações. A equipa SGL aprendeu muito, as crianças também se divertiram muito e mais importante ainda ficaram muito entusiasmados por ensinarem aos pais tudo o que aprenderam. Missão cumprida!
A primeira escola a implementar na Tessalónica, a Escola Secundária de Anatólia, foi uma experiência incrível pois os Heróis FAST receberam oficialmente uma despedida para irem “Salvar o mundo – um avô de cada vez”. Mesmo o pedopsicólogo residente ficou impressionando por quão bem o conteúdo foi preparado e quão positivamente as crianças reagiram ao mesmo.
Desde então, 383 crianças e suas famílias, em três cidades, Tessalónica, Alexandroupolis e Atenas, formaram crianças jovens para assumirem a missão de educar aos seus pais e avós como Heróis FAST.
O projeto Heróis FAST nunca irá esquecer aqueles primeiros momentos quando este incrível projeto deu os seus primeiros passos nesta Grande Missão.




Infantário de Anatolia College, janeiro-Fevereiro 2019

