Voltar
George Herald
África do Sul – Crianças aprendem a salvar os seus heróis

CRIANÇAS APRENDEM A DETETAR SINTOMAS DE AVC

NOTÍCIAS DE GEORGE – Foi lançada em George uma campanha para ensinar as famílias através das crianças a reconhecer os três principais sintomas de um AVC.

Johann Prinsloo, antigo diretor de um conhecido serviço de emergência médica, agora proprietário do 911 Paramedical Services e também Embaixador da Iniciativa Angels para o AVC em Southern Cape, foi um dos primeiros na África do Sul a realizar uma iniciativa piloto com um programa recentemente desenvolvido com o nome Heróis FAST 112.

Prinsloo, juntamente com os representantes do Projeto Angels, apresentou o programa patrocinado na Escola Primária de George South e no Infantário Klouterwoud durante o mês de novembro, onde participaram 177 crianças dos cinco anos até ao primeiro ano. As crianças foram recompensadas num evento de encerramento especial e divertido, na sexta-feira, dia 29 de novembro, onde cada uma recebeu uma t-shirt dos Heróis FAST.

“Estou muito satisfeito com os comentários das escolas e dos pais. Também testei o programa com a minha filha de cinco anos e é surpreendente como ela aprendeu rapidamente a informação e consegue lembrar-se”, afirma Prinsloo.

O programa Heróis FAST foi desenvolvido pelo Departamento de Políticas de Educação e Sociais da Universidade da Macedónia.

“Na África do Sul, mais de 360 pessoas sofrem um AVC todos os dias, das quais 90 ficam incapacitadas e 110 morrem. Se quem sofre um AVC pudesse chegar a um hospital preparado para tratar AVC no intervalo de três horas, a incapacidade e a morte poderiam ser prevenidas”, afirma Prinsloo.

“Aqui no nosso país onde temos uma elevada percentagem de crianças que crescem em casa dos avós, esta campanha pode ajudar a salvar muitas vidas e a prevenir a incapacidade. Ensinamos as crianças, mas também envolvemos os familiares”.

Através de três carinhosas figuras de super-heróis avós que aparecem em curtos vídeos e nos conjuntos de materiais que cada criança recebe, os sintomas e o número de emergência (112) ficam “gravados” na memória. As crianças também levam para casa posters que podem pendurar para se lembrarem.

Os pais ou tutores podem participar na diversão online registando a família no website dos Heróis FAST.

O programa é disponibilizado em cinco sessões de uma hora ao longo de um período de tempo na escola. “O programa piloto teve muito sucesso e a possibilidade de disponibilizar o programa noutras escolas do distrito é muito elevado”, diz Prinsloo.

Prinsloo dá ainda um agradecimento especial aos professores (Amanda Rademeyer, Hedy Koegelenberg, Alphia Engelbrecht, Lorainne Kriel, Kathy Germishys e Christa van der Merwe) que trabalharam horas extra para tornar este projeto um sucesso. Prinsloo pode ser contactado através do número 076 577 9779.

Journalista Alida de Beer | sábado, 07 de dezembro de 2019, 07:58

Seguinte
Anterior
X
SAIBA MAIS

CONHEÇA OS HERÓIS

CAMPANHA EM AÇÃO 

COMUNIDADE

REDES SOCIAIS
<
ARTIGO COMPRADO.
NÃO TENS MOEDAS SUFICIENTES.
NÃO TENS DIAMANTES SUFICIENTES.
Powered by Translations.com GlobalLink OneLink Software