SELECIONAR SECÇÃO
1
O que causa o AVC
2
O que pode ser feito para evitar AVC
3
O tratamento de um AVC agudo
4
Sabia que
5
Sobre
Voltar à página "Saiba mais"
Progresso
0%
Concluído
O que causa o AVC

Os AVC hemorrágicos não são comuns e constituem cerca de 15% de todos os AVC. 

O AVC é sobretudo o resultado do bloqueio de uma artéria no cérebro por um coágulo.

Se quer evitar ter um AVC, provavelmente estará a perguntar-se como é que este coágulo se forma e o que pode fazer para o prevenir. Em termos muito simplificados, os coágulos no sangue são na maioria dos casos causados por um de dois fatores: artérias doentes ou sangue que coagula mais do que o normal

Coagulação sanguínea

Existem vários motivos pelos quais o sangue tem mais probabilidades de formar um coágulo no sangue. Estes incluem desequilíbrios genéticos ou hormonais ou lesões nos vasos sanguíneos que ativam os sistemas de coagulação.

O principal motivo pelo qual os doentes de AVC desenvolvem coágulos no sangue, acreditem ou não, está na realidade relacionado com um problema com o coração.

O sangue que não flui e é forçado a permanecer estático tem uma tendência muito elevada para coagular. O principal órgão responsável pelo fluxo sanguíneo é o coração. Como pode ver na imagem à esquerda, se o coração funcionar normalmente, os impulsos elétricos fluem de forma consistente. Isto significa que o seu coração consegue bombear de forma rítmica e enviar todo o sangue que recebe novamente para o corpo. Uma doença chamada fibrilação auricular pode fazer com o que o coração envie impulsos elétricos irregulares, o que significa que este não bombeia de forma rítmica, como pode ser visto na imagem da direita.

O maior problema é que devido a isto o coração nem sempre esvazia todo o sangue a cada batida, causando a acumulação deste no coração.

O sangue que se acumula é mau e o que pode agora acontecer muito facilmente é a formação de um coágulo, sendo que, da próxima vez que o coração bater, este coágulo pode ser bombeado para o cérebro, causando um AVC.

As pessoas com esta doença têm de tomar medicação para diluir o sangue, de forma a impedir a formação de coágulos no sangue.

Português
Portugal
Português
Portugal
Predefinição
Argentina
Brasil
Bulgária
Canadá
Chile
Colômbia
Croácia
República Checa
Equador
Geórgia
Alemanha
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Cazaquistão
Quirguistão
Lituânia
Malásia
Moldávia
Peru
Polónia
Roménia
Singapura
Eslováquia
África do Sul
Espanha (Espanhol)
Espanha (Catalão)
Taiwan, Província da China
Emirados Árabes Unidos
Reino Unido
Ucrânia
Uzbequistão
ENVOLVA-SE

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS HERÓIS

CAMPANHA EM AÇÃO

COMUNIDADE

REDES SOCIAIS
ARTIGO COMPRADO.
NÃO TENS MOEDAS SUFICIENTES.
NÃO TENS DIAMANTES SUFICIENTES.
Powered by Translations.com GlobalLink OneLink Software