Reconhecer os sinais de AVC e conseguir acesso rápido ao tratamento é essencial para salvar vidas e melhorar os resultados para os sobreviventes de AVC. A sensibilização da mensagem FAST é a base da campanha da Campanha Mundial contra o AVC e dos membros da WSO em todo o mundo. Mas um público importante para esta mensagem – e um que tradicionalmente não tem sido incluindo nos programas de sensibilização – é o público infantil.
Embora a prevalência de AVC nas crianças seja muito inferior à da população adulta, sendo que o risco de AVC a nível global é agora 1 em cada 4, equipar as crianças com conhecimentos básicos sobre como é um AVC e o que fazer em caso de emergência pode vir a salvar vidas.
Por isso, a WSO apoiou recentemente o programa Heróis FAST e irá trabalhar para implementar e avaliar esta iniciativa educativa ao nível dos jardins de infância e ajudar com a localização de recursos e atividades para comunidades em todo o mundo.
O programa Heróis FAST criou um programa educativo baseado num personagem animado, Tomás, que se torna um Herói FAST aprendendo a vencer o Trombo malvado e a salvar os seus Super-avós (os seus avós). Os recursos para usar na aula são adequados para a idade e incluem materiais de aprendizagem como pequenos filmes de animação, atividades na sala de aula e materiais para levar para casa, para literalmente levar a mensagem até casa. Existem mesmo ideias para ajudar as escolas e as comunidades a angariar fundos para alargar a participação e tornar o programa mais sustentável a longo prazo.
Michael Brainin, Presidente da WSO declarou sobre a parceria: “Estamos entusiasmados com este programa piloto, que esperamos não só irá transmitir informações que podem salvar vidas, mas irá também ajudar-nos a compreender como trabalhar melhor com as crianças para apoiar uma sensibilização mais alargada da comunidade sobre o AVC e o programa FAST”.
Jan van der Merwe, Diretor de Projeto da Iniciativa Angels na Europa, que apoia o programa Heróis FAST, comentou: “Desde o lançamento da Iniciativa Angels, percebemos que existem dois grandes problemas que têm de ser abordados de alguma forma. O primeiro é que os doentes chegam demasiado tarde para o tratamento. Isto pode dever-se a um diagnóstico errado ou à falha em entender os sintomas como suficientemente graves para justificar a ida ao hospital. O segundo grande problema é que demasiados doentes vão e dão entrada em hospitais que não estão preparados para tratar um AVC. Estes dois erros resultam frequentemente em resultados muito piores após o AVC. Para ajudar a resolver um destes problemas, a Iniciativa Angels apoiou o Departamento de Políticas de Educação e Sociais da Universidade da Macedónia para desenvolver o programa Heróis FAST.
Os AVC roubam vidas e ao envolvermos as nossas crianças e as suas famílias podemos fazer algo para garantir que quando o AVC ataca, nós estamos tão preparados quanto nos é possível. Pode ser a diferença entre a vida e a morte, mas também entre “a vida como a conhecemos” e uma vida com “incapacidade permanente”.
Os programas-piloto Heróis FAST serão apresentados em parceria com membros da WSO em vários países, incluindo Brasil, Singapura e África do Sul. Para mais informações sobre como participar no programa dos Heróis FAST da WSO, contacte campaigns@world-stroke.org.